13 de abr. de 2013

Duas telas com final feliz

O mês de março mal acabou e as artes vieram com tudo reforçando a idéia de uma exposição ainda neste ano. Pra falar a verdade, essa expo já vem sendo cogitada há tempos. Muito antes da era do spray, das agências ou do computador, afinal estudei na Escola de Belas Artes da UFRJ, onde aprendi quase tudo o que você possa imaginar relacionado à arte, técnicas, materiais, etc.

Voltando à expo, os primeiros vestígios surgiram em 2010, com a aquisição de vários suportes reciclados da obra do vizinho. Com o tempo, fui resgatando outras madeiras, portas e até telas, como essas duas que comecei a pintar no fim de março.


Essa belezura de 1,28 x 0,92m encontrava-se no corredor, praticamente me esperando. Depois, vim a descobrir que a artista se chamava SAX e era tia da minha vizinha. Levei pra casa, isolei a moldura e deixei o quadro encostado esperando a inspiração chegar.

 BAIXE o A4 p/b AQUI!

A atmosfera "deprê" pediu pra sumir e pra isso, escolhi a arte 'FUN', do meu segundo blackbook, originalmente criada entre fevereiro e março de 2008. A interpretação é livre mas a idéia aqui era "tirar um sarro com a própria cara e ainda rir disso".


Foram necessários 4 anos pra esse elefante ganhar uma versão gigante com direito a piercing nas ruas (Nossa Senhora de Copa, esq. Miguel Lemos). E mais um ano, pra virar tela.

"Fun" by PXE
1,28 x 0,92 m 
spray + nanquim sob tela

A segunda tela foi criada nos intervalos da "FUN". Com as inscrições "díptico 2000 - técnica: óleo, pigmentos e pó de ferro sob lona crua" na parte de trás e nenhuma identificação do autor, abandonada na rua mais movimentada de Copa, parecia um trabalho de curso que não encontrou a parede.


Sinceramente, olhei pouco pra pintura original e nem podia dizer se gostava, mas decidi manter algo dela. Resolvi usar a misteriosa sereia, originalmente criada entre março e abril de 2009, a 2ª arte que aparece no meu último blackbook. Provavelmente inspirada em alguma linda criatura que vi na água, local de algum point ali perto das Cagarras e frequentadora do Coqueirones (acabou me lembrando de Teresa, uma menina linda que conheci em Saquarema, há 20 anos atrás).

"The misterious mermaid" by PXE
0,80x 0,80 m 
spray + nanquim sob tela
BAIXE o A4 p/b AQUI!

Demorei tanto pra postar que acabei começando 2 novas artes e uma delas é a "Smoking kills" , um alerta aos fumantes que descartam suas guimbas "envenenadas" em qualquer canto, servindo muitas vezes como comida para peixes e outros bichos. Esta é a última foto antes dos retoques.


"Smoking kills" by PXE

Nenhum comentário: