7 de mar. de 2014

A maldição do bamba

O carnaval 2014 acabou oficialmente há dois dias atrás e em plena sexta feira chuvosa, me senti na obrigação de blogar. Pensei em fazer isso ontem à noite, mas comecei a estampar super inspirado, aproveitando algumas blusinhas da Galpão 51, que estavam há um tempo por aqui esperando uma tinta.



A inspiração foi tanta que a "Hindu Kush" #12 (a verde) foi vendida antes mesmo de chegar na Ultra 420, mas a #10 e a #11 seguiram seu caminho e ainda estavam lá até 17h. (Pode ser que já não estejam mais enquanto você lê esse post).

De volta ao Carnaval, aproveitei as ondas na frente de casa, ensaiando um retorno ao mundo do surf, iniciado alguns sábados atrás na Rocinha Surfe Escola. Saí de casa pensando num curso revolucionário de arte e graffiti e acabei surfando com a molecada da escolinha.

O Ricardo 'Bocão' da Rocinha, fundador da RSE e PXE
foto: Zack George

Depois do surfe, passei um exercício simples pra galera fazer em casa e pedi pra todos assinarem a primeira "folha de presença".

Outro assunto do dia era uma arte para a banda americana Slightly Stoopid, prestes a aterrisar no Brasil para uma mini tour na Região Sudeste (Rio, SP e MG). Incrivelmente, o Rio não ficou de fora!

Zack, um americano residente no Rio, fã das minhas artes e velho conhecido da Slightly Stoopid, fez a conexão. Mandamos um e-mail com algumas artes, eles curtiram. Comecei a rabiscar.

Caveiras, mulheres, maconha e praia são elementos quase obrigatórios em todas as artes feitas pra eles. Já que BH e Sampa não tem aquela vibe de Ipanema, decide optar por algo que representasse bem o Brasil além das belezas naturais: a caipirinha!



O primeiro layout acabou lembrando de certa forma, uma arte que eles haviam aproveitado pra usar aqui, e foi descartado. Resolvi ir além da caipirinha, acrescentando alguns clichês que reforçam a imagem do "turista", que vem ao Brasil achando que vai encontrar floresta e bichos em todos os cantos.






Com o conceito definido na cabeça, o maior desafio de todos era desenhar a caveira e sem modelo, tive de usar a imaginação e apelar para várias fotos da internet, pra construir cada pedaço. Depois dessa etapa, fiz a camisa e a câmera separadamente, trocando os hibiscus pela folha da maconha e utilizando a Canon F-1 da família, pra dar um toque vintage. Tentei desenhar as mulheres no copo original, mas diante do espaço reduzido, parti pra outra folha. A favela também desenhada à parte, encontrou seu lugar espremida acima do ombro esquerdo. Juntei tudo no photoxepa e pintei como se tivesse 6 anos de idade.

O melhor de tudo pra mim foi chegar nesse resultado, que apesar de surpreendente, parece não ter surpreendido a banda. Talvez tenha sido a falta de tempo, mas sem ter o que esperar, batizei esta arte com o nome "Caipirinha 220V" e publiquei ontem (06.03.14) na fanpage do PXE.

Carnaval 2011

E seguindo a tradição de Carnavais passados, muitas vitrines de lojas foram cobertas por tapumes em Copacabana e claro, eu não podia deixar que isso passasse batido. Resgatei os últimos mls de latex branco e fui até a Bolívar, relembrar a festa de 2011, quando lancei a arte "Vai e volta", inspirada numa lenda urbana.


Para o Carnaval 2014, troquei as caveiras pelas sereias. Ainda nos primeiros minutos, uma menina francesa falou que essa arte lembrava algo do Matisse. Falei que poderia ter me inspirado inconscientemente e emendei bem humorado: "Talvez eu fosse Matisse noutra vida. Mas eu não sou Matisse. Sou o PXE!"


Voltei pra casa lembrando de um som da Nayah, a música "Tudo que eu quero", um reggae bonito do último disco, "Siga o vento". Baixei o som, editei e publiquei o vídeo no mesmo embalo, antes de partir pra missão reggaera, com direito a um rolé (a pé!) pelo Catete, Glória, Santa Teresa, Morro dos Prazeres, Cosme Velho, Laranjeiras, Catete e finalmente de volta pra casa. UFA!

"3 sirenas" by PXE


Agradecimentos: 
Bocão, Claudia Boddy, Zack George, Julia Chanin, Jane Belfort, Luan Rocha., Juliana Cazes,
NEW Modulados e Nayah



PS: é noise no instagram da Slightly Stoopid!

"Stoked to be in Brazil for a few shows. Killer show art from PXE"


Special thanks to Zack George and Slightly Stoopid

Nenhum comentário: